Você está aqui: Início » Aplicativos e ferramentas » Programas e sites para saber se há plágio em textos
Aplicativos e ferramentas

Programas e sites para saber se há plágio em textos

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Saber se há plágio em textos é uma tarefa importante por diversos motivos. Todo conteúdo plagiado é ilegal, e pode gerar problemas significativos em âmbito jurídico. Muitas pessoas pensam que copiar um texto é algo inofensivo, mas o conteúdo deve ser tratado com cautela, e o plágio – especialmente o não atribuído – é motivo de vários problemas legais.

Seja em âmbito acadêmico, ou até mesmo em textos online, o saber se há plágio em textos é uma tarefa importante para orientadores, gestores de conteúdo e donos de portais. A boa notícia para quem precisa realizar a tarefa é que há uma grande quantidade de opções disponíveis, tanto online quanto para instalar no computador.

Há opções gratuitas, pagas, simples e complexas. Se você buscar saber se há plágio em seus textos, certamente encontrará um boa opção para seu problema. Confira as principais plataformas para realizar a tarefa:

Plagiarisma

O Plagiarisma é uma ferramenta gratuita e totalmente online para saber se há plágio em textos de vários tipos. Para registrar-se, basta fazer o login com o Facebook, e há acesso para pesquisa de plágio em 190 línguas. Uma das grandes vantagens do Plagiarisma é a possibilidade de utilizar diversas fontes de pesquisa. Isso o torna eficiente, por exemplo, na detecção de plágio em artigos acadêmicos, em peças jurídicas e, até mesmo, em registros oficiais que sejam divulgados em diários públicos.

Plagtracker

O Plagtracker possui uma opção paga e outra gratuita de utilização. Ele possui uma excelente interface de uso, e ainda está em desenvolvimento. Para quem pretende utilizar a versão gratuita, o sistema oferece até cinco mil caracteres mensais para pesquisa em bilhões de páginas online e artigos acadêmicos publicados.

Ele ainda possui uma quantidade reduzida de linguagens disponíveis para pesquisa, e não é o mais rápido na entrega de resultados. Seu desenvolvimento posterior, no entanto, merece atenção, dado que a plataforma já recebeu bons investimentos.

Duplichecker

O Duplichecker é um site mais simples do que outras ferramentas poderosas de conferência de plágio. Na verdade, sua proposta é bastante simples e – por isso – ele pode ser útil em situações específicas nas quais você não precisa de todas as funcionalidades adicionais de uma ferramenta robusta.

O Duplichecker busca por trechos repetidos entre o texto analisado e o texto disponível na internet. Enquanto a maior parte dos buscadores dá um aval final sobre a existência ou não de plágio, a preocupação do Duplichecker é identificar trechos que sejam repetidos em outros textos da internet. Isso faz dele uma ferramenta prática e recomendada para diversas situações.

CopySpider

O CopySpider é um software desenvolvido no Brasil, e é excepcionalmente bom para saber se há plágio com parâmetros acadêmicos. Em outras palavras, é uma das melhores opções para determinar plágios em artigos e publicações científicas. Com alto desempenho, pode-se determinar o tipo de busca a ser feito, incluindo seu rigor e seu método de análise.

Ele aceita diversos tipos de formatos de documento de entrada – incluindo tabelas e apresentações em slide, o que aumenta significativamente sua versatilidade. Além disso, é totalmente gratuito. Seu único ponto fraco é a disponibilidade de idiomas – apenas em português ou inglês. Para quem não precisa de mais opções, no entanto, é uma das ferramentas mais recomendadas.

Copyscape

Por último, uma das mais conhecidas ferramentas para saber se há plágio em textos em todo o mercado: o Copyscape. O software é tão famoso que muitos contratantes de conteúdo online falam que “o texto precisa passar no Copyscape”, mesmo que utilizem outras ferramentas.

Seu problema é que a versão gratuita é um pouco limitada, embora a versão Premium seja extremamente eficiente e avançada. Ele analisa o texto em partes e oferece uma análise por etapas sobre sua autenticidade.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */