Você está aqui: Início » Aplicativos e ferramentas » Alternativas gratuitas ao Microsoft Office
Aplicativos e ferramentas Produtividade

Alternativas gratuitas ao Microsoft Office

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Quando fala-se de pacotes de produtividade de escritório, o Microsoft Office é uma das principais referências do mercado. Word, Excel e Power Point formam da tríade dos grandes básicos, mas muitas outras opções completam os utilitários.

Embora sejam softwares excelentes para Windows, a verdade é que o pacote Microsoft Office é bastante caro. Isso faz com que ele nem sempre seja acessível, caso não tenha vindo junto ao sistema, ou que muitas pessoas recorram ao download ilegal, por simplesmente não conhecerem outras opções.

Há, no entanto, excelentes alternativas gratuitas ao Microsoft Office. Muitas oferecem recursos muito próximos à ferramenta Microsoft, só fazendo falta para quem utiliza o programa de forma muito intensa – o que está longe de ser a realidade da grande maioria. Outros pacotes adicionam recursos inéditos que podem facilitar sua vida de forma significativa.

Conheça as principais alternativas gratuitas ao Microsoft Office:

WPS

O WPS é a alternativa gratuita que provavelmente está mais próxima aos recursos do Microsoft Office de forma geral. Bastante completo, o pacote possui uma boa gama de funcionalidades, incluindo sua própria opção para bancos de dados.

Mais do que isso, o WPS oferece bom suporte na nuvem e interface muito semelhante à do Windows, o que deve causar pouca estranheza para quem está acostumado à opção Microsoft.

De forma geral, o WPS pode ser a opção mais interessante para quem busca uma experiência de uso muito parecida com a do Office, sem perder muitos recursos. Para quem já está acostumado, os comandos semelhantes e a interface podem fazer com que seja até mesmo fácil esquecer que trata-se de um programa diferente.

LibreOffice

O LibreOffice provavelmente é a opção mais popular entre as alternativas ao Microsoft Office, no mundo do software livre. Sua interface é bastante parecida com as versões um pouco mais antigas do Office, e o pacote inclui uma série de ferramentas, incluindo seu próprio banco de dados compatível com Access e ferramentas para fórmulas – além dos básicos editores de textos, slides e planilhas, é claro.

Destaque especial deve ser dado ao LibreOffice no quesito compatibilidade, onde provavelmente é o mais eficiente. O pacote é facilmente integrável com o Office e com os editores da Apple, o que faz com que seu uso não seja nenhum tipo de empecilho para o caso de interação com outras máquinas, equipadas com outros tipos de pacote.

Google Docs

O Google Docs é uma alternativa muito interessante para o pacote Office, pois adiciona uma série de funcionalidades com pioneirismo. Além de ter suporte para edição na nuvem, o pacote de programas possui uma excelente capacidade de escrita e leitura de dados simultânea. Isso significa que várias pessoas podem trabalhar em um único arquivo ao mesmo tempo, em computadores diferentes, e ver todas as modificações em tempo real, sem erros de versões ou outros problemas comuns de arquivos guardados em nuvem.

Zoho Work

A Zoho Work é uma alternativa ao Google Docs e, na prática, a todo o ambiente corporativo Google. Desde serviço de e-mail personalizado gratuito, calendários compartilhados, gestão de contas e as aplicações contidas na giganta da internet, o Zoho Work oferece uma alternativa própria. Isso inclui, é claro, uma coletânea de alternativas ao Microsoft Office, que funcionam tanto na nuvem, quanto instaladas, e são integrados a todo este ambiente ofertado pela Zoho.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */